Rotulando pessoas

Quantas vezes nos pegamos rotulando alguém? Seja elogiando ou criticando, estamos sempre rotulando as pessoas.

Sabia que nossas palavras têm poder sobre os outros? A maneira que vemos uma pessoa pode influenciar não apenas como essa pessoa se vê, mas também como ela se comporta. Isto é ainda mais visível nas crianças: quando dizemos que uma criança é teimosa, ela tende a se comportar desta maneira, afinal, um adulto que ela confia diz que ela é assim, então, é assim que ela deve agir, foi este o papel que lhe foi dado. Percebe como nossas palavras podem afetar alguém?

O mesmo vale para um elogio. Se dissemos que alguém é bom, essa pessoa vai querer ser sempre boa, mesmo sendo infeliz com isso, porque ninguém pode ser bom o tempo todo e, como este foi o papel que lhe foi dado, ela não quer desapontar ninguém. Complicado, né?!

Esses rótulos nos aprisionam e nos fazem viver sempre sob pressão: ser sempre bom, ser sempre inteligente, ser sempre teimoso, ser sempre preguiçoso… ninguém gosta de viver assim.

Nossa fala tem um poder imenso, principalmente com as crianças. Quem tem filhos deve se policiar muito para não rotulá-los, e nem deixar que parentes próximos o façam. Parte daquilo que as crianças pensam sobre elas mesmas depende do que seus pais e adultos com os quais mais convive dizem a elas.

Legal mesmo seria se focássemos em coisas positivas, mas sem rotular. Por exemplo, ao invés de dizer “Puxa, você é super inteligente, conseguiu fazer a lição sozinha”, dizer “Gostei de ver, filha. Você se esforçou para fazer sua lição de casa sem ajuda, parabéns”. O elogio foi feito, mas sem rotular ninguém.

É bem difícil começar a pensar desta forma, eu bem o sei. Mas é o mais indicado. Afinal, ninguém gosta de ser rotulado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s